Page 14 - Projeto Político Pedagógico
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escola de contas públicas professor barrreto guimarães i projeto político-pedagógico





             ferramenta desenvolvida e aplicada a cada dois anos pela Associação dos Mem-
             bros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com isso, o Tribunal de Contas
             do Estado de Pernambuco (TCE-PE) se credita e atinge um novo patamar no
             desenvolvimento das atividades de caráter pedagógico que dão suporte ao
             aprimoramento da sua atuação.



                    O saber, matéria-prima com que lida a Escola de Contas Públicas Professor
             Barreto Guimarães, é essencial na sociedade do conhecimento, marca dos
             tempos atuais, além de constituir demanda cada vez mais crescente para o
             desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões. Nesse contexto,
             destaca-se o papel  da pedagogia, ciência  da educação, que orienta e dá
             forma às propostas associadas ao processo de ensino-aprendizagem que a
             instituição desenvolve.


                    Como que antevendo o crescente valor do conhecimento, o Tribunal de
             Contas de Pernambuco criou, em 1972, o Centro de Treinamento dos Servi-

             dores, por feliz iniciativa do saudoso conselheiro Jarbas Maranhão. Com esse
             ato, o jovem Tribunal, de apenas quatro anos na ocasião, já dava claros sinais
             do caráter estratégico com que o tema da educação seria tratado na casa,
             ao vincular o órgão recém-criado diretamente à Presidência, então instância
             máxima de poder da instituição.


                    A partir do formato que adquiriu em 1998 e dos regulamentos pos-
             teriores que lhe ampliaram a abrangência, a atuação da Escola de Contas
             ganha profissionalismo e destaque, o que é seguidamente reconhecido, me-

             diante as premiações em âmbito local e nacional com que foi distinguida.


                    Além de contar essa história, o documento descreve a organização e o funcio-
             namento da instituição e as diretrizes pedagógicas que orientam o desenvolvimento
             das suas atividades educacionais, cujo plano de ação para o período de 2020-
             2021 sinaliza concretamente os desejos e as metas a cumprir nesta nova etapa.







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