Page 14 - Projeto Político Pedagógico
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escola de contas públicas professor barrreto guimarães i projeto político-pedagógico
ferramenta desenvolvida e aplicada a cada dois anos pela Associação dos Mem-
bros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com isso, o Tribunal de Contas
do Estado de Pernambuco (TCE-PE) se credita e atinge um novo patamar no
desenvolvimento das atividades de caráter pedagógico que dão suporte ao
aprimoramento da sua atuação.
O saber, matéria-prima com que lida a Escola de Contas Públicas Professor
Barreto Guimarães, é essencial na sociedade do conhecimento, marca dos
tempos atuais, além de constituir demanda cada vez mais crescente para o
desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões. Nesse contexto,
destaca-se o papel da pedagogia, ciência da educação, que orienta e dá
forma às propostas associadas ao processo de ensino-aprendizagem que a
instituição desenvolve.
Como que antevendo o crescente valor do conhecimento, o Tribunal de
Contas de Pernambuco criou, em 1972, o Centro de Treinamento dos Servi-
dores, por feliz iniciativa do saudoso conselheiro Jarbas Maranhão. Com esse
ato, o jovem Tribunal, de apenas quatro anos na ocasião, já dava claros sinais
do caráter estratégico com que o tema da educação seria tratado na casa,
ao vincular o órgão recém-criado diretamente à Presidência, então instância
máxima de poder da instituição.
A partir do formato que adquiriu em 1998 e dos regulamentos pos-
teriores que lhe ampliaram a abrangência, a atuação da Escola de Contas
ganha profissionalismo e destaque, o que é seguidamente reconhecido, me-
diante as premiações em âmbito local e nacional com que foi distinguida.
Além de contar essa história, o documento descreve a organização e o funcio-
namento da instituição e as diretrizes pedagógicas que orientam o desenvolvimento
das suas atividades educacionais, cujo plano de ação para o período de 2020-
2021 sinaliza concretamente os desejos e as metas a cumprir nesta nova etapa.
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