SOBRE O CURSO

Profº Araken Ypiranga de S. D. Júnior

Analista de Controle Externo com dezoito anos de experiência na área de controle e auditoria de pessoal, dos quais quatorze anos nas funções de gerência e direção;
Graduação em Engenharia e Especialização em Direito Público;
Docente da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães a mais de quinze anos

Inscreva-se neste curso

Período e Carga Horária

30 dias a partir da data de inscrição | 20h/a

Público Alvo

Servidores do tce/pe em geral, Setor(es) específico (s) do tce/pe, Público externo e interno e in company

justificativa

O conhecimento de procedimentos de auditoria e das questões legais relativas aos atos relacionados a folha de pagemento são de grande importância para o controle dos gastos de pessoal na administração pública.

Objetivo

Capacitar gestores e servidores púbicos que estejam de alguma forma envolvidos com folha de pagamento, controle interno, bem como outras áreas afins da administração pública, para que possam desepenhar suas funções da melhor maneira possível e proporcionar um bom uso dos recursos públilcos na área de pessoal.

Resultados Esperados

Ao final do curso é esperado que os alunos sejam capazes de identifcar as principais irregularidade e inconscistência que ocorrem nas folhas de pagamento da administração pública, e consigam executar procedimentos e implantar controles capazes de minimizar os riscos na gestão de pessoal.

Aulas expositivas e exemplos práticos

Conteúdo Programático

• Conceitos Importantes: Princípios Constitucionais, Tipos de Vínculo Público, Regimes Jurídicos, Regimes Previdenciários, Remuneração/Indenização, Estabilidade, Evidência.
  • Fiscalização e Controle: Conceito, Previsão Constitucional.
  • Auditoria:Conceitos, Tipos, Testes de Verificação de indícios, Matriz de Planejamento, Matriz de Achados, Técnicas de Auditoria.
  • Base Legal/Constitucional:Admissão de Pessoal, Afastamento de Pessoal, Promoção de servidores, Cessão de Servidores, Terceirização, Estagiários, Fcumulação de Cargos, Frequência de Servidores, Nepotismo.
  • Pontos de Controle: Cadastro de Pessoal e Folha de Pagamento.