Prisma Lab promove escuta com fornecedores e servidores do TCE-PE
Com o objetivo de identificar as dificuldades vivenciadas durante o processo de compras e contratações pelo servidores das unidades demandantes de compras do TCE-PE, e por representantes dos fornecedores contratados, a Coordenadoria de Administração Geral - CAD e o Departamento de Contratações - DCO promoveram nos dias 1º e 02 de março, uma Oficina de Escuta Ativa. A atividade foi conduzida pelo Núcleo de Inovação do TCE-PE - NUI por meio do Prisma Lab.
A servidora da CAD e integrante do Prisma Lab, Fabiana Queiroga explicou que a oficina foi uma excelente oportunidade realizada pelo Tribunal para que os envolvidos nos processos de compras e contratações pudessem expor suas dificuldades. “Os resultados obtidos vão servir de subsídio para a melhoria desses processos pelo Departamento de Contratações e os insumos coletados, por meio da escuta desses atores, serão tratados, categorizados e analisados e apresentados aos gestores da área para que daí se possível pensar e inovar em soluções para solucionar as dificuldades levantadas”, complementou.
Trata-se de uma iniciativa inédita no Tribunal de Contas de Pernambuco, pois foi a primeira vez que os fornecedores e contratados, enquanto público externo e participante dos processos de contratações, foram chamados para apresentar seu ponto de vista.
“A ideia foi literalmente escutar o que todas as pessoas envolvidas tinham a dizer, para a partir daí, pensarmos em soluções para a tomada de decisão pelo gestores do Departamento de Contratações, visando a melhoria dos processos e otimização de atividades com foco na eliminação dos desperdícios e melhoria da experiência do cliente”, explicou o gestor do NUI, Márcio Sena.
“Esta foi a primeira de muitas iniciativas que poderão ser promovidas pelo NUi e Prisma Lab tendo em vista que é consenso hoje que qualquer organização, seja pública ou privada, precisa se utilizar do conceito de costumer centrity, isto é, o cliente no centro de tudo, por meio da escuta e entendimento das situações vivenciadas, dores, percepções e expectativas dos clientes visto que só assim será possível praticar uma boa gestão tendo em vista que todos esses atores fazem parte do mesmo ecossistema”, complementou Sena.