Público-Alvo

Público externo e interno



Período

Oferta desse curso é permanente. Você terá 15 dias para a realização, a partir da data de inscrição.

Carga Horária

16h/a



Sobre o Curso

Considerando que a Lei nº 13.460/2017, em vigor, estabeleceu prazos para a criação de ouvidorias públicas, não cumpridos por parte de municípios pernambucanos, conhecimento obtido por meio de pesquisa da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Faz-se necessário dispor de esforços para apoiar os municípios na estruturação de suas ouvidorias, uma vez que é notória a contribuição da participação social no aprimoramento da gestão pública e consequentemente na utilização dos recursos públicos de forma adequada.

Cabe ressaltar que a atividade de Ouvidoria é considerada pela Organização das Nações Unidas como a entidade que reduz o desequilíbrio das relações entre a sociedade e a gestão pública e como garantidora dos Direitos Humanos.

Diante das justificativas, torna-se clara a necessidade de disseminação das atividades de ouvidorias no estado de Pernambuco em cumprimento das normas estabelecidas, bem como em busca de apoiar a atividade fim do TCE, pois Ouvidorias municipais atuando de forma efetiva, trarão retorno à atividade fim deste Tribunal.















Conteúdo Programático

Módulo I - Fundamentos das Ouvidorias
- Origem das Ouvidorias Públicas;
- Legislações relativas à atuação e atribuições das ouvidorias;
- Conceitos de Ouvidoria;
- Qual a importância de uma ouvidoria?
- Código de Ética.

Módulo II - Estrutura das Ouvidorias
- Princípios e diretrizes;(Vídeo)
- Estrutura física, tecnológica e equipes;
- O papel do interlocutor para as ouvidorias;
- Perfil do Ouvidor.;

Módulo III - Atuação das Ouvidorias
- Canais de atendimento
- Importância da qualidade do atendimento ao cidadão;
- Pilares das Ouvidorias;
- Ouvidorias X Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC);
- Tratamento das manifestações de ouvidorias;
- Sigilo versus publicidade;
- Divulgação das Atividades;
- Elaboração de Carta de Serviços em atendimento nos moldes da Lei nº 13.460/2017;
- Aprimoramento das interlocuções da gestão com a ouvidoria;

Módulo IV - Gestão dos Dados na Ouvidoria
- Consolidação do banco de dados das ouvidorias com apoio de sistemas informatizados;
- Emissão e publicação do Relatório de Gestão;
- Produção de informações estratégicas;
- Pesquisa de satisfação;
- Importância do Sistema (legislação )
- Principais vantagens de estabelecer uma ouvidoria.

Módulo V - Dúvidas Frequentes
Perguntas e respostas frequentes objetivando esclarecer dúvidascorriqueiras na atuação das ouvidorias.

Maria Zélia César Correia de Andrade
Graduada em Licenciatura plena em ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pós-graduada em Gestão de Ouvidorias pela Escola Superior de Relações Públicas, Pós-graduanda em Gestão de Conflitos pela Faculdade Trilógica Keepe e Barreto, Certificada para exercer a função de ouvidora pela Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman

Curso Gratuito e com certificado