+ Notícias Institucionais

Escola realiza oficina de metodologias ativas para professores e coordenadores

Foi realizada, na tarde da última quarta-feira (02/09), a Oficina de metodologias ativas de aprendizagem, ministrada pelo professor doutor, George Valença e pela assessora pedagógica da Escola de Contas e mestre em Educação, Melanie Mariano. O encontro contou com de 25 participantes, dentre professores da Casa e coordenadores de apoio pedagógico.

O objetivo do encontro foi  discutir a interação pedagógica entre os agentes educacionais, por meio das metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação telepresencial, implantado pela Escola,  através  da plataforma Google Sala de Aula.

Confira algumas questões que foram trazidas pelos participantes e discutidas no encontro: como motivar o aluno e tirar a monotonia da sala de aula tradicional, a partir de metodologias ativas? Como fazer tudo isso para o ensino a distância? Como tirar a centralidade do professor e permitir que ele seja um provocador e estimulador do aprendizado?

Para George Valença, "em espaços virtuais de colaboração, como cursos, oficinas, palestras e até mesmo lives, cabe ao facilitador não só refletir sobre questões como tempo, perfil do público e ferramentas. É fundamental estimular um ambiente de experiência, presença, confiança e abertura dos participantes. É por meio dessa humanidade que entendemos as demandas e emoções dos envolvidos, como terreno fértil para aplicação de metodologias ativas", destacou o professor.

Metodologias ativas são aquelas em que o protagonismo é do aluno, que passa a ser o foco da aprendizagem, dinamizando a interação entre mestre e estudantes, durante o processo de construção do conhecimento. A oficina foi realizada através da ferramenta Google Meet.

Envio também a chamada inicial, elaborada pela ECPBG:

"Escola promove capacitação sobre metodologias ativas

No dia 02/09, a Escola de Contas realiza, na modalidade telepresencial, no horário das 15h às 17h, a Oficina de Metodologias Ativas. A facilitação é do professor doutor George Valença, do grupo de inovação do TCE, em parceria com a assessora pedagógica da Escola de Contas, mestre em Educação, Melanie Mariano.

O evento tem como público-alvo: coordenadores de apoio aos cursos e professores do quadro da Casa.

O objetivo do encontro é discutir a interação pedagógica entre os agentes educacionais, por meio das metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação telepresencial, implantado pela Escola,  através  da plataforma Google Sala de Aula.

Metodologias ativas são aquelas em que o protagonismo é do aluno que passa a ser o foco da aprendizagem, dinamizando a interação entre mestre e estudantes durante o processo de construção do conhecimento.

A oficina será realizada pela ferramenta Google Meet. Para participar, o interessado deve aceitar o convite a ser enviado pela agenda da Escola.

Não perca essa oportunidade  de aprender novas metodologias que lhe podem garantir melhor desempenho em sua atividade pedagógica, assim como uma comunicação mais eficiente com alunos(as), por meio das aulas telepresenciais."

Última modificação emSexta, 04 Setembro 2020 10:56