TCEndo Inspira leva histórias de superação a alunos de escolas estaduais

O programa TCEndo Cidadania estreou, no dia 28 de março, um novo projeto voltado para alunos de escolas públicas, o TCEndo Inspira, criado com o intuito de levar histórias inspiradoras de superação pela educação de servidores do TCE para estudantes que estão perto de prestar vestibular. A primeira palestra foi para os alunos do 3º ano do ensino médio do EREM Padre Machado, com o procurador do Ministério Público de Contas Ricardo Alexandre. A próxima palestra está marcada para maio, com alunos do Ginásio Pernambucano. Até o fim do ano devem acontecer mais seis encontros  em diferentes escolas.

Ricardo também foi aluno de escola pública e desde cedo concilia uma rotina de muito estudo com trabalho, colhendo uma trajetória de aprovações em concursos de diversos níveis e áreas até chegar ao cargo que ocupa hoje, além de publicar livros de sucesso na área de direito.

“Minha mãe era professora e desde criança via como ela falava da dificuldade que tinha para engajar os alunos nas aulas porque eles não tinham perspectiva de futuro. Para mim o que funcionou para quebrar esse pensamento foram os exemplos pelos quais pude observar quando eu pensei fora do meu "cercadinho", ou seja, ter visto pessoas de carne e osso iguais a mim que conseguiram, me fez perceber que eu também podia, e aí enxerguei na educação a solução pra tudo. Ninguém pode chegar para uma criança ou um adolescente e dizer o limite dele”.

A aluna Maria Luíza Oliveira, 16 anos, concorda com o procurador e acredita ser muito importante ter esses encontros nas escolas, “Muitas pessoas não têm a vontade e o impulso para conseguir buscar o que querem, mas exemplos como o do procurador despertam mais a motivação para ter um rumo, abre a mente da gente”.

NOVIDADES - Além de estrear o novo projeto, o TCEndo começou o ano com mudanças no Programa. O curso para Conselhos Municipais e Estaduais, que antes tinha duração de 16h a, passou a ser uma Oficina de Gestão Pública e Regulamentação para Conselhos Municipais e Estaduais de 8h/a, ficando mais compacta, focando em exercícios práticos sobre receita e despesa, regulamentação dos conselhos, estatuto e plano de ação.

O Fórum TCEndo Cidadania, que tem como público alvo a sociedade civil e acontecia em muitos municípios, neste novo modelo, será concentrado em duas cidades, Caruaru e Recife, onde serão debatidos novos temas como a relação entre transparência, comunicação e o controle social. Continuará tendo a participação de convidados de universidades, organizações sem fins lucrativos e outros órgãos públicos no debate. Antes, o Fórum apresentava o TCE para a sociedade, falando sobre temas relacionados ao controle e cidadania.

Última modificação emSegunda, 08 Abril 2019 10:34