Alunos da ETE Almirante Soares Dutra visitam a Escola de Contas

Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra visitaram a Escola de Contas na última quinta-feira (14). A visita faz parte do projeto Escola Cidadania, do Programa TCEndo Cidadania, que tem como objetivo conscientizar os jovens concluintes do Ensino Médio acerca de sua atuação na sociedade como cidadãos.

Durante a palestra realizada por Ana Alaíde, coordenadora do TCEndo Cidadania, os jovens tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e de aprender sobre temas como administração pública, origem e destinação dos recursos públicos, direitos e deveres do cidadão, entre outros. “A palestra conseguiu tocou em pontos importantes e, inclusive, foi até uma revisão do que a gente estava vendo em sala de aula”, conta o professor Eliseu Vieira, que acompanhou a turma.

Os estudantes também aprenderam sobre o Tribunal de Contas e sua função fiscalizadora, além de serem apresentados às atribuições da Ouvidoria e ao Portal Tome Conta, ferramenta que reforça o papel fiscalizador do TCE e promove o exercício do controle social. “Eu não esperava que o Tribunal de Contas tivesse uma participação tão ativa e um contato tão direto com a sociedade”, conta a aluna Andreza Vitória.

As escolas e instituições de ensino superior que desejarem agendar uma visita podem ligar para o telefone (81) 3181-7951.