GK University - шаблон joomla Создание сайтов

+ Notícias Tcendo Cidadania

TCEndo Cidadania promove Fórum em Glória do Goitá

 

  •  

 

O Programa TCEndo Cidadania promoveu o último “Fórum TCEndo Cidadania de 2018” no município de Glória do Goitá, no dia 23 de novembro. Ministrado pela gestora do Programa TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro,o evento contou com a participação do auditor de controle externo da Inspetoria Regional Metropolitana Sul, Diogo Campos. 

A ação é um dos eventos do programa TCEndo cidadania, e tem como objetivo despertar nos cidadãos a importância do acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos para sua correta aplicação e das políticas implementadas pelos poderes Executivo e Legislativo, fomentando melhores práticas de gestão e estimulando o controle social.

O evento levou aos participantes o conhecimento das formas de se exercer o controle social, que é a fiscalização da gestão pública realizada pela sociedade, como o Estado arrecada receitas para custear as despesas e a importância do cidadão tomar conhecimento de como o gestor está aplicando os recursos. Para exercer o controle social, o cidadão pode acionar órgãos de controle como o Tribunal de Contas, cuja função é: apreciar e julgar as contas de gestores públicos; apreciar a legalidade de concursos públicos; apurar denúncias; responder consultas e exercer a fiscalização das despesas realizadas pelos agentes públicos, através do controle preventivo e adoção de medidas cautelares.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.