Escola de Contas Públicas lança Grupo do Facebook sobre Controle Interno

Compartilhar

O internauta que for da área de controladoria e auditoria pode participar de um novo grupo de conhecimento que acaba de ser lançado pela Escola de Contas Públicas, órgão superior do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Clique em Controle Interno e solicite sua filiação ao grupo.

 

A proposta do fórum virtual, de acordo com o gerente de Pesquisa e Cooperação Técnica da Escola de Contas, Adriano Oliveira, é criar um espaço para a troca de informações e experiências relativas ao tema Controle Interno. "Já obtivemos mais de 200 participantes em apenas uma semana de lançamento do grupo", informou acrescentando que as opiniões dos participantes não representam o posicionamento oficial do TCE-PE.

 

Ele informa que já há dois outros grupos, um sobre licitações e outro sobre contabilidade, que já possuem mais de 500 participantes cada um e foram lançados em 2012.

 

 

Participante do fórum virtual, a Inspetora da Regional Metropolitana Sul do TCE-PE, Maria Luciene Cartaxo Fernandes, informou que o objetivo principal dos controles internos é assegurar que não ocorram erros potenciais através do controle de suas causas. "Destaco ainda outros objetivos, como por exemplo, propiciar o estímulo à obediência às normas legais, inclusive instruções normativas, estatutos, regimentos internos; antecipar-se, preventivamente, ao cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes; e assegurar às informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade com vistas à tomada de decisão".

 

Como sugestão para o grupo de conhecimento, Lídia Maria Lopes, gerente de Controle Interno do TCE-PE e também integrante do fórum virtual, sugere que os interessados conheçam a norma INTOSAI GOV 9100, referência teórica de boa governança da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). “Estamos nos guiando por essa norma que fornece diretrizes de controle interno para o setor público”.

Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães
Av. Jornalista Mário Melo, nº 90, Santo Amaro – Recife/PE. CEP: 50.040-010 – Brasil
(0xx81) 3181-7928